quarta-feira, 19 de março de 2008

Sobre Adriana, Ferreira Gullar e o Gatinho

O poema que você lerá a seguir é de Ferreira Gullar. Ele foi musicado pela Adriana Calcanhotto, e está no seu DVD Adriana Partimpim. Vale a pena assistir ao DVD por sua leveza e suavidade. Na verdade, sempre achei sua voz linda, doce, sutil... Um sopro musical, capaz de revigorar a quem escuta com o coração! Mas falemos mais do poema.
Ele se chama Gato pensa? e faz parte de uma série de poemas sobre um gatinho chamado Gatinho!
Como a própria Adriana explica ao introduzir a música no show que deu origem ao DVD, ela e Ferreira Gullar já são parceiros há um bom tempo e ele mudou sua vida algumas vezes. Então, ele faz a letra e ela, a música. A sintonia é afinadíssima, como vocês poderão sentir se seguirem meu conselho.
Da parceria, saíram composições maravilhosas, por sua simplicidade e seu ar pueril (afinal, não esqueçamos de que se trata de um DVD para crianças).
Eu já gostava de Ferreira Gullar antes de saber de sua paixão pelos gatos. Agora, gosto ainda mais! Não que aprecie como ele os bichanos (meu negócio são mesmo os cães!), mas sabe que estou até mais aberta aos felinos depois de conhecê-los melhor, através do olhar do poeta?
Bom, continuando, Gatinho é o gato de Ferreira Gullar, a quem ele dedicou alguns poemas, que foram musicados por Adriana Calcanhotto, entre os quais, Gato pensa?
O que pretendo aqui é tentar comunicar um pouco do que senti ao ouvir a música. Mas creio ser um tanto inútil esta minha tentativa, pois sentimentos são algo muito peculiar. Apesar de podermos falar deles constantemente e de sermos entendidos pelos outros, sabemos que, no fundo, estamos sós com nosso sentimento. E, na relação com o poema e a música, acredito ser ainda mais complexa esta equação, pois cada um é tocado de um jeito, por coisas diferentes e em momentos distintos. Mas, creio, é aí que reside toda a beleza, pois, apesar disto, podemos sentir juntos, cantar e estar em comunhão, através da música e do poema. Enfim, um casamento perfeito!
Deixo vocês agora com o poema. Até a próxima.

Gato Pensa?
Adriana Calcanhotto/Ferreira Gullar

Dizem que gato não pensa
Mas é difícil de crer.
Já que ele também não fala
Como é que se vai saber?

A verdade é que o Gatinho,
Quando mija na almofada,
Vai depressa se esconder:
Sabe que fez coisa errada.

E se a comida está quente,
Ele, antes de comer,
Muito calculadamente,
Toca com a pata pra ver.

Só quando a temperatura
Da comida está normal,
Vem ele e come afinal.

E você pode explicar
Como é que ele sabia
Que ela ia esfriar?


Nenhum comentário: